Luís Vicente Trio / Tony Malaby

1 Julho 23:30 (BAR) Pátio do Colégio Almada Negreiros 

O trompetista e compositor Luís Vicente vem apresentando o seu trabalho por diversos palcos internacionais, actuando em festivais e salas de renome na cena jazzística mundial. A sua discografia é já considerável, mais de três dezenas discos, como líder e em colaborações com músicos de primeiro plano do jazz actual.  

Para esta sessão, Luís Vicente faz-se acompanhar por dois músicos portugueses de créditos firmados, o contrabaixista Gonçalo Almeida, fixado em Roterdão, e o percussionista Pedro Melo Alves.  

O trio de Luís Vicente tem desenvolvido uma linguagem própria e particular, evidenciando organicidade e elasticidade na abordagem melódica e harmónica; cada tema é tocado de forma diferente, mantendo presente uma frescura a cada momento de interpretação. E é para se associar a esse trio nesta sessão que Tony Malaby, um dos nomes maiores do jazz de Nova Iorque, vem a Lisboa. Luís Vicente, admirador das características do saxofonista norte-americano, estimou que Tony Malaby iria assentar na perfeição na abordagem do reportório, trazer para a conversa elementos que transportarão o grupo noutras direcções, construindo em conjunto uma elevada e desafiante linguagem que se revelará em palco no dia do concerto.  

Tony Malaby, original do Arizona, em duas décadas como membro integrante da comunidade de música improvisada de Nova Iorque, emergiu como uma voz totalmente única. A DownBeat disse dele: “[Malaby] é um soprano formidavelmente talentoso e saxofonista tenor com tom invejável e uma fonte infinita de ideias atraentes [que] afasta sua música da perfeição”. E a JazzTimes chamou-lhe “um herói da cena musical improvisada de hoje”. Nenhuma surpresa podem causar estas apreciações superlativas. Basta considerar o número e a importância dos projectos em que Malaby esteve envolvido desde que chegou a Nova Iorque. Fez parte da lendária Liberation Music Orchestra de Charlie Haden, tocou e gravou com Paul Motian, Fred Hersh, Mario Pavone, Chris Lightcap, Bobby Previte, Tom Varner, Marty Ehrlich, Angelica Sanchez, Mark Dresser, Tom Rainey, Craig Taborn, Nasheet Waits, Rob Mazurek, entre tantos outros.  

Como líder dos seus grupos gravou numerosos discos para editoras como Arabesque, Songlines, Sunnyside, Pyroclastic, New World; mas foi na portuguesa Clean Feed que se destacou com gravações com Wadada Leo Smith, William Parker, Nasheet Waits, Kris Davis ou John Hollenbeck. 

Gratuito

Luís Vicente Bandcamp / Tony Malaby Bandcamp

Luís Vicente – trompete 
Tony Malaby – saxofone tenor e soprano 
Gonçalo Almeida – contrabaixo 
Pedro Melo Alves – bateria e percussão