30 Junho 23:30 (BAR) Pátio do Colégio Almada Negreiros
Já com um conjunto de colaborações intensas entre os seus membros, MOVE foi criado em 2022, entre Sintra e Lisboa, fruto da vontade de fazer surgir uma proposta autoral que reunisse as ideias comuns e oferecesse contributo pertinente para o panorama da música criativa. Caracterizando-se por uma construção criteriosa e incisiva, a música dos MOVE não conhece limites estilísticos, traduz-se numa dinâmica ímpar que explora os limites da comunicação musical.
Felipe Zenicola é baixista, engenheiro de som e produtor musical brasileiro residente em Lisboa. Actua desde 2005 na cena da chamada música experimental, com destaque para a música improvisada. Nos últimos anos colaborou, em estúdio e em concertos, com artistas de diferentes universos sonoros, como Zbigniew Karkowski, Otomo Yoshihide, Negro Leo, Paal Nilssen-Love, Julie Kjær, Tetuzi Akiyama, Frode Gjerstad, Arto Lindsay, Cadu Tenório, Ava Rocha, Jards Macalé e Bill Orcutt.
Yedo Gibson nasceu em São Paulo e dedicou a maior parte da sua carreira de músico à improvisação livre. Depois de viver mais de dez anos em Londres e Amesterdão, mudou-se para Portugal em 2016. Gibson é conhecido como um dos improvisadores mais criativos da sua geração e é uma das cabeças por detrás do trio EKE, o quinteto Naked Wolf e RIO (Royal Improvisers Orchestra). Para além dos seus próprios projetos, Gibson colaborou com nomes como Marshall Allen, John Edwards, Andy Moor, Ab Baars, Han Bennink, Luc Ex e Steve Noble.
João Valinho, oriundo dos subúrbios de Sintra, após a conclusão dos estudos em Belas-Artes, inicia o seu percurso na música procurando concebê-la nas práticas experimentais. Mantém intensa actividade no fulgurante panorama de música improvisada lisboeta, do jazz à música near-silence, além de abordagens interdisciplinares com dança e teatro. À música alia atividade na produção de objetos artísticos em instalação e fotografia. Tem tido a oportunidade de trabalhar, em estúdio e ao vivo, com músicos de excelência, nacionais e internacionais, com projetos e novas edições no horizonte, e mais recentemente com os seguintes projetos: Rodrigo Amado Refraction Quartet, Fashion Eternal, Rodrigo Brandão Outros Espaço e Anthropic Neglect.
Gratuito
Yedo Gibson – saxofones tenor e soprano
Felipe Zenicola – baixo elétrico
João Valinho – bateria