29 Junho 21:30 Auditório da Reitoria da UNL
Dois músicos portugueses associam-se a uma instrumentista com um raro trajeto, que continua a expandir na sua expressão esse instrumento tão particular que é a guitarra pedal steel.
O saxofonista José Lencastre e o contrabaixista Hernâni Faustino partilham com frequência o palco e os estúdios com vários grupos. Cedo descobriram que tinham em comum, para além do gosto pelo jazz e música improvisada, grande admiração pelo trabalho de Susan Alcorn. Em agosto de 2022, Susan Alcorn tocou em Lisboa, e José Lencastre fez-lhe o convite para gravar em trio com saxofone e contrabaixo. A sessão aconteceu nos estúdios Namouche em Lisboa, e terá o disco, “Manifesto”, lançado por ocasião deste festival: música de uma generosa interacção, onde as melodias se cruzam com formas angulares e abstractas, permanecendo sempre uma narrativa sólida que une as improvisações do trio.
Hernâni Faustino músico autodidacta, fez parte na década de 1980 de várias bandas de rock; nos anos 90, começa a tocar contrabaixo e dedica-se apenas à música improvisada. Foi um dos fundadores, em novembro de 2007, do RED trio, com o pianista Rodrigo Pinheiro e o baterista Gabriel Ferrandini. Actualmente integra o Nau Quartet, formação liderada pelo saxofonista José Lencastre, o Refraction Quartet de Rodrigo Amado e o trio Volúpias de Gabriel Ferrandini. Em concerto, já tocou ao lado de músicos como Mats Gustafsson, Nate Wooley, Alexander von Schlippenbach, Carlos Zíngaro, Susana Santos Silva, Rob Mazurek, Taylor Ho Bynum, entre muitos outros.
José Lencastre é um saxofonista, improvisador e compositor de Lisboa. Reconhecido músico versátil, tem praticado vários géneros musicais ao longo dos anos. Tem colaborações em palco ou gravação com músicos como Sei Miguel, Gonçalo Almeida, Albert Cirera, Rodrigo Amado, Peter Evans, Ziv Taubenfeld, Vasco Trilla e muitos outros. No período em que viveu no Brasil, entre 2012 e 2016, teve a oportunidade de desenvolver o seu interesse pela vasta e rica cultura rítmica, melódica e harmónica de diferentes tradições, tais como o Choro, o Frevo, a Ciranda, etc. Formou o Nau Quartet, grupo com quatro discos editados até à data, todos bem recebidos pela crítica, tanto em nacional como internacionalmente. Tem tido a oportunidade de se apresentar ao vivo em vários países, tais como França, Alemanha, Inglaterra, Eslovénia, Sérvia, Rússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Marrocos, Itália, Bélgica e Espanha. Em 2022, estreou em disco o seu quinteto Common Ground, que conta com a participação de Carlos Zingaro, Clara Lai, Gonçalo Almeida e João Sousa.
“Susan Alcorn é um dos maiores expoentes mundiais do seu instrumento, levando a guitarra pedal steel para universos a anos-luz do seu papel tradicional limitado no country e western (por onde começou, diga-se). A partir do Texas, Alcorn expandiu o vocabulário do instrumento, estudando música erudita do século XX, jazz de vanguarda e músicas de vários locais do planeta. ‘Entendo o instrumento que toco não como um objeto a ser dominado, mas como um parceiro com o qual partilho com o ouvinte um significado e, espero, uma profunda consciência de cada momento frágil em que estamos juntos. É desta dinâmica que tento estar ciente tanto na minha escrita quanto nas minhas performances’, explica a própria.” António Branco, Jazz.pt
Susan Alcorn Bandcamp / José Lencastre Bandcamp/ Hernandi Faustino
Susan Alcorn – guitarra pedal steel
José Lencastre – saxofone alto
Hernâni Faustino – contrabaixo