30 Junho 22:00 Auditório da Reitoria da UNL
Primeiro encontro entre dois ilustres expatriados do jazz português, o contrabaixista Carlos Bica, que vive em Berlim, e a trompetista Susana Santos Silva, que vive em Estocolmo. Apresentarão um repertório baseado em temas originais de ambos os músicos e seguramente muita improvisação.
Susana Santos Silva foi recentemente considerada pela revista americana Downbeat como “uma das mais entusiasmantes improvisadoras do mundo”. A sua abordagem idiossincrática inclui elementos que vão da música clássica à contemporânea, do jazz à sound art na sua vertente mais textural. Um indicador eloquente do seu crescente prestígio é o facto de nos últimos anos ter tocado e gravado com músicos com a importância de Anthony Braxton, Fred Frith, Evan Parker, Joëlle Léandre, Mat Maneri, Paul Lovens, Hamid Drake, Mats Gustafsson, Lotter Anker, Sten Sandell e Catherine Christer Hennix and the Ictus Ensemble. Os seus projetos pessoais passam pelo solo, por dois quintetos, Impermanence e Life and Other Transient Storms, para além do duo com o contrabaixista Sueco Torbjörn Zetterberg.
Carlos Bica é um dos nomes do jazz nacional com maior projeção além-fronteiras. Aprendeu a tocar contrabaixo na Academia dos Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha. Foi membro da Orquestra de Câmara de Lisboa, assim como de diversas orquestras de câmaras alemãs, tais como, a Bach Kammerorchester e a Wernecker Kammerorchester. Fez muita música improvisada, trabalhou e gravou na área da música popular portuguesa com Carlos do Carmo, José Mário Branco, Camané, Janita Salomé, Pedro Caldeira Cabral, Cristina Branco e colaborou com músicos como Ray Anderson, Kenny Wheeler, Aki Takase, Kurt Rosenwinkel, John Zorn, Lee Konitz, Mário Laginha, Mathias Schubert, Claudio Puntin, João Paulo Esteves da Silva, Gebhard Ullmann, David Friedman, Alexander von Schlippenbach, John Ruocco, outros. Entre os vários projectos musicais que lidera, além de intervenções em áreas como dança, teatro e cinema, o seu trio AZUL com Frank Möbus e Jim Black, e mais recentemente o trio com DJ Illvibe nos gira-discos e Daniel Erdmann no saxofone contribuem para fazer do contrabaixista e compositor uma referência no panorama do Jazz europeu.
Susana Santos Silva Bandcamp/ Carlos Bica Bandcamp /
Susana Santos Silva – trompete
Carlos Bica – contrabaixo