One small step

1 de Julho 18:00 Auditório da Reitoria da UNL

Os One Small Step constituem um dos mais inovadores projetos da música improvisada actual. Exploram a improvisação com elementos de minimalismo, jazz, música contemporânea e folk norueguês.  

A trabalharem juntos desde 2018, os músicos que compõem o trio One Small Step gravaram em 2021 o seu primeiro álbum, Gol Variations. O nome alude ao local da gravação: a antiga igreja de Gol, na Noruega, construída em madeira por volta de 1200 e hoje preservada no Norsk Folkemuseum de Oslo. O fantástico interior e o incrível som do soalho de madeira deram novo relevo ao sapateado de Janne Eraker e redefiniram o som do trio, reforçando a singularidade do seu empenho em levar mais longe a ideia de composição em tempo real. 

Se a conjugação de sapateado, contrabaixo e violino é já de si rara, as personalidades dos três músicos levam o trio a transcender todos os cânones. O gosto pelo risco, a coragem e talento de Eraker, a energia, o humor e o conhecimento da tradição e do folclore norueguês de Vegar, o bom gosto na utilização da melodia de Roger Arntzen fazem dos One Small Step o autêntico paradigma do som da surpresa, destacado de qualquer género musical particular. 

A ideia de sapateado mais comum vem do vaudeville ou do irlandês Riverdance. Quando se ouve Janne Eraker, logo se percebe que o sapateado pode ser muito diferente disso. Aqui, ela é uma percussionista, tem um groove incrível. A variação de som criada pelos diferentes ângulos em que bate com os sapatos no chão faz com que soem como uma bateria. 

Torkjell Hovland, Ballade.no 

Janne Eraker é uma sapateadora que trabalha como músico e artista de dança em projetos na Noruega e no exterior. A sua dança tem muitas raízes, começando com as danças folclóricas dos Balcãs, passando pela dança de competição, musicais, dança contemporânea e moderna, fermentando tudo isso no seu próprio estilo. O seu trabalho abrange desde concertos improvisados ​​a peças de dança coreografadas, colaborando com uma vasta gama de artistas. Como performer, também dança na Sebastian Weber Dance Company na Alemanha. Tanto por necessidade prática quanto por curiosidade artística, Eraker investiga as possibilidades de amplificar, modificar e gravar o som do sapateado, o que resulta em novos sons e formas de usar o instrumento.  

Vegar Vårdal é músico, dançarino e compositor com mais de vinte anos de experiência. Mora em Vågå mas tem toda a Noruega e o mundo como local de trabalho. Toca violino e o tradicional violino de Hardanger, considerado o instrumento nacional norueguês. Com educação da Academia Norueguesa de Música, Vegar é caracterizado como um músico enérgico, brincalhão e versátil.  

Nascido na cidade de Bodø em 1975, Roger Arntzen começou a tocar acordeão aos cinco anos de idade, depois tuba no colégio, que trocou pelo baixo eléctrico, até se dedicar finalmente ao contrabaixo. Envolvido em várias bandas de ampla reputação internacional, como o trio de piano In the Country, o som dos cowboys futuristas dos Chrome Hill, ou o minimalista semi-improvisado/semicomposto Ballrogg. É considerado um dos mais importantes contrabaixistas do novo jazz norueguês. 

Bilhetes

One Small Step Bandcamp

Janne Eraker – sapateado 
Roger Arntzen – contrabaixo 
Vegar Vårdal – violino e voz