1 Julho 22:00 Auditório da Reitoria da UNL
Juntamente com John Edwards e Steve Noble, Agnel traz uma dimensão diferente à forma tradicional do trio de piano e aos sistemas estabelecidos por prévias combinações de piano/ baixo/ bateria de Bill Evans, Keith Jarrett, Brad Mehldau ou Jason Moran. Este trio não responde a nenhuma hierarquia: sem deuses nem mestres, cada instrumento conduz, acompanha, adapta, re-equilibra. Guiados por um ideal de trânsito entre a improvisação convencional e a ousadia da renovação das formas, estes três improvisadores trabalham com uma paleta prodigiosa de géneros, intensidades e emoções.
Com sólida formação clássica, Sophie Agnel interessou-se pelo jazz moderno antes de se comprometer, no início dos anos de 1990, com o terreno inconstante e deliciosamente incerto da improvisação livre, fascinada pelos poderes de expressão de alguns grandes hereges do teclado, como Keith Tippett, Fred Van Hove ou Christine Wodrascka. Sophie Agnel começou a retrabalhar o piano preparado com técnicas imaginadas por John Cage no campo da música contemporânea, transformando o seu instrumento numa espécie de “extensive prep-piano” ou “extended piano”, e assim lançando as bases de um universo pessoal radicalmente materialista, mas lírico, abstracto e sensualista.
John Edwards é um verdadeiro virtuoso, cuja impressionante gama de técnicas e habilidades musicais e imaginação ilimitadas redefiniram as possibilidades do contrabaixo e expandiram dramaticamente seu papel, a solo ou com outros. Edwards é um dos mais requisitados contrabaixistas europeus, e já tocou com Evan Parker, Sunny Murray, Derek Bailey, Joe McPhee, Lol Coxhill, Peter Brötzmann, Mulatu Astatke, entre muitos outros.
Steve Noble é o principal baterista de Londres, um improvisador destemido e constantemente inventivo cuja forma precisa de tocar, ultra-propulsiva e hiper-detalhada, galvanizou encontros com Derek Bailey, Matthew Shipp, Wadada Leo Smith, Evan Parker, Thurston Moore, Ikue Mori, Stephen O’Malley, Joe McPhee, Alex Ward, Rhodri Davies ou Peter Brötzmann. No início da década de 1980, Noble tocou com o mestre baterista nigeriano Elkan Ogunde, Rip Rig e Panic, Brion Gysin e o Bow Gamelan Ensemble, antes de trabalhar com o pianista Alex Maguire e Derek Bailey.
Sophie Angle Bandcamp / John Edwards Bandcamp / Steve Noble Bandcamp
Sophie Agnel – piano
John Edwrads – contrabaixo
Steve Noble – bateria